A caminhada é o exercício físico mais prático a se fazer, além de trazer inúmeros benefícios para nossa saúde.

Você pode aderir a caminhada em qualquer momento do seu dia, pode caminhar de manhã bem cedo antes das obrigações, ou no finalzinho da tarde.

Se você se considera uma pessoa sedentária, eu indico começar logo, não perde tempo, deixe de lado aquelas comidas gordurosas, a preguiça , e vá sentir sentir sua autoestima mais elevada, se olhar no espelho e vê uma pessoa muito mais bonita com um corpo ideal e uma disposição maior.

Não tem coisa mais barata do que uma caminhada, não é verdade?

Ao invés de estar pagando horrores em uma academia pra emagrecer, você pode caminhar e ter os mesmos resultados.

Veja a seguir os benefícios que você terá se começar a caminhar:

1 – Benefício para a mente

Se você é aquele tipo de pessoa esquecida, ou não sabe se concentrar em determinados momentos, eu te afirmo que você verá diferença nisso caso opte em fazer caminhada.

Digo isto porque quando caminhamos a nossa mente fica mais atenta a tudo o que nos cerca.

Se você é tão esquecida a ponto de quando te perguntam algo, você demora pra processar a pergunta, ou não lembra onde deixou as coisas, ou então quando está estudando ou trabalhando tem muita dificuldade pra se concentrar e muitas vezes acaba não entendo nada… o que te digo é, saia da zona de conforto, deixa aquela indisposição de lado e vá caminhar, faça da caminhada sua aliada pra resolver esses prejuízos para a sua saúde e verá o quanto ela é uma solução para esse seu problema.

2 – Melhora a respiração

Quando fazemos da caminhada algo frequente, a mesma acaba nos proporcionando um grande benefício para nossa saúde respiratória.

A circulação do ar nos nossos pulmões vai ser maior, e consequentemente as impurezas que muitas vezes inspiramos sairão com mais frequência, evitando desta forma diversas doenças respiratórias como a Bronquite, asma, o câncer de pulmão, etc.

Então a caminhada pode tratar essas doenças, dependendo da gravidade pode até substituir medicamentos, e também pode evitar com que as pessoas venham adquirir essas e outras doenças respiratórias.

3 – Evita e trata a depressão

Sabemos que o mal do século é a depressão, e que está levando muitas pessoas à morte.

Um dos principais motivos para levar uma pessoa para a depressão é a sua aparência física, o seu peso.

E pra melhorar isso, fazer com que a pessoa fique com a autoestima mais elevada e manter a tristeza bem longe, uma eficaz ajuda é a caminhada.

A evolução da perda de peso vai acontecer, e se você sofre de depressão, algo que lhe indico é manter coisas boas na sua vida e que lhe trarão resultados positivos, e uma dessas coisas é caminhada, eu te garanto!

4 – Afasta a Osteoporose

A saúde dos ossos é fundamental, mas muitas pessoas que estão entrando na terceira idade ou já estão, sofrem com dores e a temida perda de massa óssea.

Acredito que não somente as que estão nessa faixa etária de idade, pois muitas pessoas com idade inferior sofrem com esse problema.

Se você passa por isso, a caminhada está aí pra te ajudar, além de trazer benefícios pra quem sofre com a Osteoporose, ela pode evitar esse temido problema.

A movimentação dos ossos estimula a absorção de substâncias importantes para o nosso esqueleto e consequentemente promove o aumento da densidade óssea o qual evita o desgaste dos nossos ossos ao logo do tempo.

E aí o que tá esperando pra começar?

5 – Previne do Diabetes tipo 2

Um outro problema considerado grave e que a caminhada traz benefícios é a diabetes tipo 2.

Se você não conhece esse tipo de diabetes, eu vou explicar.

Essa doença é caracterizada pela produção insuficiente da insulina pelo pâncreas, ou até mesmo por conta do organismo não utilizar a insulina de forma eficiente.

A insulina atua no metabolismo dos carboidratos no sangue, como disse anteriormente, a mesma é secretada pelo pâncreas, e tem um papel fundamental no nosso organismo.

A ausência desse hormônio pode levar a glicose do sangue às células do corpo e o excesso da gordura permite a entrada da glicose nas células o que pode acarretar a diabetes.

6 – Perda de peso

Assim como a dança que é algo que eu sempre indico em meus posts e que amo fazer, e que pode ser praticado em casa, eu também te recomendo a caminhada para perder peso.

Não tem coisa mais eficaz do que uma boa caminhada todos os dias, não é mesmo?

Mas claro que uma alimentação balanceada é essencial e não pode faltar nessa transição, e como sempre digo, um especialista é fundamental, então procure ele antes de mais nada para te acompanhar nesse processo de emagrecimento.

O mais legal da caminhada é que você verá resultados em algumas semanas, vai depender muito do seu desempenho. O tempo indicado é de 30 minutos, tempo este essencial. Mas claro se você fizer da mesma um hábito.

Não esqueça de levar com você uma garrafinha com água, pois além de ir perdendo as calorias, você se mantém hidratada.

E aí, o que está esperando para começar e melhorar sua saúde?

Não esqueça que tudo ocorre de forma gradativa, ou seja, aos poucos.

Então você verá resultados com o passar dos dias, nada acontece do dia pra noite, então respeite sua evolução. 😉

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •